Técnico 2000 English


Este foi o meu projeto final quando me formei no curso superior em Tecnologia de Processamento de Dados (P15) na Universidade PUC-RIO. Eu fiz um jogo de Técnico de Futebol em Delphi 3, onde tinham músicas minhas e animações 3D e o logo feitos por amigos meus. Ele não é um MOD com os outros deste site, ele foi feito inteiramente do zero.



O jogo foi baseado na idéia de fazer um jogo de técnico que realmente fosse divertido de jogar, não daquele tipo que você pulava logo pro final para saber o resultado da partida. O resultado foi uma versão demo, em que você recebia a lista de jogadores de seu clube, e você deveria escolher o time principal com cada posição, e também os reservas.

Depois você vai jogar um amistoso contra um time controlado pela CPU, o qual é realmente muito bom, escalado por mim com jogadores similares aos disponíveis para o player.

The idéia principal do jogo era passar a emoção de uma partida de futebol, mesmo sem jogar... mas como fazer isso em um jogo de técnico de futebol sem se torcar chato de assistir um bando de bonecos idiotas correndo pra lá e pra cá sem o menor nexo até um time fizer um gol, como a maioria dos jogos do mesmo tipo da época?

A lógica era simples, mas era muito bem equilibrada e justa. Primeiro era decidido que time iniciaria com a bola, com 50% de chances para cada lado, daí o meio campo inicia o jogo com a posse de bola, então são comparados os dados deste jogador contra o seu marcador (se existir algum), se eles são 100% iguais, ambos terão 50% de chance the sair de lá com a bola, senão, quem tiver mais pontos terá mais chances que o outro.

Então se ele passa, ele terá de 2 a 3 opções para passar a bola para outro jogador, e novamente são comparados os dados, posição a posição, jogador a jogador, até que chega entre o atacante e o goleiro, e então se o atacante vence, nós temos um GOL!!



Ok, agora que a CPU sabe o que aconteceu, que dizer, se o atacante fez ou não o gol, então será selecionada uma animação para ser exibida, e aí que é o grande truque que faz desde jogo realmente divertido de se jogar se um dia ele fosse produzido... teriam milhares de animações muito bem feitas com grandes jogadas bastante realistas como uma partida normal de futebol, poderiam até ser realmente videos de jogadores as executando num campo de verdade, e cada jogada teria pelo menos uns 20 finais diferentes, e muitos outros o mesmo início, com isso dando a ilusão a quem joga, que nunca irá saber o que de fato irá acontecer. Todas as Animações são divididas em 3 níveis

Tipo de Jogada
Faz o Gol Perde o Gol

Por exemplo, se nós tivéssemos apenas 3 tipos de jogadas (teríamos no mímino 100 se o jogo fosse produzido):

1. Cobrança de Penalty
2. Escanteio
3. Contra-Ataque

Então o tipo Cobrança de Penalty é escolhido de maneira aleatória, e já que a CPU sabe se o atacante fez ou não o gol, será escolhida de uma das animações deste tipo de jogada, uma que combina com o resultado desta jogada. Mas antes, a CPU vai mandar um alerta dizendo ao player que aconteceu um Penalty!

Cobrança de Penalty
1. gol no canto direito rasteiro
2. gol no canto esquerdo rasteiro
...
25. gol no meio do gol
1. goleiro espalma no meio
2. goleiro espalma no canto direito
...
25. bola estoura no travessão

Depois do alerta que será cobrado um Penalty, será exibida a animação correta... se foi gol, exibirá uma animação da Lista Verde, senão exibirá uma da Lista Vermelha. E assim vai até o final do primeiro tempo e da partida. Como o player nunca saberá o resultado da animação, somente sabendo o que lhe é mostrado na tela... ele terá a mesma emoção de assistir uma partida de futebol real, torcendo para que seus ataques terminem em gol, e ficando triste a cada chance desperdiçada.

Para este demo foram feitas apenas duas animações com a mesma jogada, mas uma acabando com um gol, e a outra com a bola indo pra fora. Foi por causa da limitação de tempo e grana para fazê-las naquele tempo, e novamente, este foi só um demo do projeto para apresentar minha idéia, não o jogo completo.

Se você quiser testá-lo, essa versão não terá as músicas porque era um CD de dados/música, como a maioria dos jogos daquela época para se salvar RAM para o jogo e tocando o CD não iria consumir quase nenhum recurso do meu pobre Pentium 100mhz com 80mb de RAM e uma incrível placa de vídeo IDE de 1mb que tinha no final de 1998. Mas se você colocar qualquer CD de música, ele irá usar as três primeiras músicas para o jogo.

Download
Técnico 2000

Apenas unzipe dentro de um diretório e instale como fosse um jogo qualquer seguindo as instruções da tela. O jogo é totalmente em Português, e é só um demo.

E aproveitando eu tirei nota 10/10 no jogo mas apenas 7/10 na documentação, tendo uma média final de 8.5/10, uma ótima nota para um projeto final na PUC-RIO, a maior nota conseguida naquele dia. Mais tarde o meu projeto foi selecionado como um dos melhores do ano, e demonstrado numa feira feita pela Universidade no ano seguinte.